segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Curso de Extensão Segurança e Saúde no Trabalho



Prezados,

Segue curso de extensão em segurança do trabalho aos interessados a conhecerem um pouco mais sobre o assunto. O Objetivo desse curso é trazer os conceitos gerais, a regulamentação e práticas prevencionistas e seu impacto para o trabalhador, para a empresa e para a sociedade.

Maiores informações:

www.formavalores.com

(21) 2215-3261

geral@formavalores.com

Senac Dourados oferece curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho


Dourados News/FB


O SENAC de Dourados, integrante do Sistema Fecomércio/MS, está com inscrições abertas para o curso de Técnico em Segurança no Trabalho, através do Programa SENAC de Gratuidade (PSG), que oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional para pessoas de baixa renda. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro e são oferecidas 15 vagas.

O PSG destina-se a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos, esteja matriculado ou tenha concluído a educação básica, e trabalhadores – empregados ou desempregados.

Para se inscrever o candidato precisa assinar termo de autodeclaração de baixa renda e o termo de compromisso, além de atender aos pré-requisitos do curso. As inscrições devem ser feitas na unidade do SENAC, na rua Dr. Mário Machado de Lemos, 240, Jardim Londrina, das 13h30 às 19h. O critério adotado para ingresso no curso será por ordem de matrícula do candidato, mediante a apresentação do atestado de baixa renda. As aulas têm início dia 11 de setembro.

O candidato, para ter sua matrícula efetivada, deve satisfazer os seguintes requisitos: atender aos pré-requisitos do curso escolhido –ensino médio concluído ou estar cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio ou 2ª fase da Educação de Jovens e Adultos -, possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais; estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador desempregado ou empregado.

O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional cada vez mais requisitado, uma vez que sua atuação preserva a saúde do profissional e protege os ativos da empresa e do meio ambiente. O profissional é responsável pela investigação e levantamento de procedimentos adequados para a realização das atividades e tarefas exigidas nas empresas. Sua atuação envolve: o zelo pela correta aplicação das normas de segurança, atenção permanente ao bom funcionamento de métodos corretos de trabalho, a análise das condições de trabalho, planejamento e elaboração de normas e instruções que reforçam comportamentos seguros e implementação de ações corretivas que eliminam ou minimizam os riscos de acidentes nos locais de trabalho.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-2400 ou no site: www.ms.senac.br.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MS: Ministério Público do Trabalho fecha cerco contra carvoarias




Para acabar com a exploração da mão-de-obra quase escrava, o Ministério Públicodo Trabalho está “fechando o cerco” contra as fazendas produtoras de carvão da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. 


No mês passado, operação conjunta do MPT e o fórum estadual de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho, flagrou 30 trabalhadores paraguaios em condições degradantes de trabalho e um menor de 18 anos em carvoarias de Porto Murtinho, que já foram fornecedoras da MMX.


De acordo com o procurador do trabalho Cicero Rufino Pereira, responsável pelas investigações, é comum encontrar pessoas trabalhando em situação análoga a escravidão em Mato Grosso do Sul, principalmente, em municípios das fronteira com o Paraguai. 


Isso porque os trabalhadores paraguaios são trazidos para o Brasil com facilidade e, aqui, não são registrados, o que facilita o descumprimento de leis trabalhistas. “Me parece que (esta situação) é lugar comum na região de fronteira”, afirma. 


Leia mais no jornal Correio do Estado

sábado, 11 de agosto de 2012

Seminário debaterá trabalho digno e seguro em Mato Grosso



O ‘Perfil do Trabalho Decente no Brasil’, lançado recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que em Mato Grosso morrem 03 vezes mais trabalhadores vítimas de acidentes do que a média nacional. Por ano, o Estado registra 20 mortes por 100 mil habitantes e a construção civil, seguida por frigoríficos e madeireiras, são os setores recordistas de acidentes e óbitos. Reverter esse quadro e d iscutir soluções para reduzir estes números negativos é o objetivo do XIII Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho que será realizado em Cuiabá, de 15 a 17 de agosto. 

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em parceria com órgãos públicos, empresas e sindicatos, o Seminário contará com a participação de empregadores, trabalhadores, autoridades do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) e profissionais da área. Serão oferecidas palestras, cursos e minicursos que irão abordar o fortalecimento da Política Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, doenças ocupacionais, avaliações de risco, ações regressivas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros temas. 

Um assunto importante que permeará os debates será a segurança dos trabalhadores que atuam nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá. De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de São Paulo (Sintesp), Armando Henrique, que é um dos palestrantes do Seminário, a implementação da Política Nacional de Prevenção, formulada por uma comissão tripartite com membros governo, dos empresários e dos trabalhadores, foi um importante passo que definiu condições de trabalho dignas e seguras para o Brasil, principalmente em período de obras para a Copa.

“A construção dos grandes estádios que representarão o país nesse evento esportivo não pode ocorrer baseada na falta de respeito com a segurança dos trabalhadores”, reforçou Henrique. Segundo ele, nessa busca constante pela redução dos acidentes de trabalho, já estão estabelecidas um conjunto de tarefas de caráter permanente que norteiam como prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, todos os Estados já são orientados a fazer campanhas educacionais de conscientização.

O XIII Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho será realizado na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O evento contará também com a apresentação de novas tecnologias em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), degustação do Programa Cozinha Brasil, demonstrações de produtos e serviços tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), apresentação das ações desenvolvidas pelo Sesi-MT para o setor industrial, além da exposição de outros parceiros. 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – Durante o Seminário, a área de Educação do Sesi-MT apresentará uma metodologia tecnológica inovadora de aprendizagem: o jogo ‘Construir com Segurança’. O game foi desenvolvido para atuar como uma ferramenta de diversão computadorizada e é composto por fases, onde o trabalhador joga em busca de chegar ao final das etapas acumulando pontos sem ter se acidentado e conhecendo todas as normas de segurança de uma obra. O intuito é transformar o jogo em uma maneira simples, interessante e didática de aprendizagem sobre saúde e segurança no trabalho, que pode ser acessado por crianças, adolescentes e adultos. 

INSCRIÇÕES – As inscrições para o XIII Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho devem ser feitas com antecedência no site do Sesi-MT pelo link: http://migre.me/ad17S 

Para participar das palestras e minicursos a entrada é solidária, com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Para participar dos cursos a taxa de inscrição é de R$ 80 para sindicalizados no Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho (Sintesmt), estudantes e trabalhadores da indústria e de R$ 100 para não-sindicalizados. 

Para mais informações sobre o XIII Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho de Mato Grosso acesse: www.sesimt.org.br ou ligue (65) 3611 1593.

Governo, trabalhadores e empresários discutem trabalho decente em Conferência Nacional



                                                                                            Carolina Sarres Repórter da Agência Brasil Brasília - Os delegados da 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD) discutem hoje (9) as principais propostas que serão levadas a plenário no próximo sábado (11) e comporão o documento final da conferência. Os quarto eixos temáticos da conferência são princípios e direitos dos trabalhadores, proteção social, trabalho e emprego, e fortalecimento do diálogo social. Ás 14h de amanhã (10) termina o prazo para a entrega das moções debatidas pelos grupos de trabalho reunidos hoje, que incluem representantes do governo, de empregados e empregadores. Entre os temas em pauta está a igualdade de oportunidades para jovens, mulheres e população negra; segurança e saúde no trabalho; valorização do salário mínimo; prevenção e erradicação de trabalho infantil e escravo, formalização, proteção e seguridade social; geração de emprego e diálogo social. No âmbito da igualdade de oportunidade para as minorias, os destaques são a intensificação da fiscalização de políticas afirmativas e punição de descumprimentos; o aperfeiçoamento das licenças maternidade e paternidade - como o afastamento de pais por 180 dias, sem prejuízo do emprego -; a ampliação da universalização do acesso a creches; a garantia de direitos a trabalhadores domésticos; a promoção da acessibilidade a pessoas com deficiência; a inserção no jovem no mercado de trabalho e o combate a homofobia. No grupo de trabalho sobre segurança e saúde no trabalho, os destaques são assegurar o desenvolvimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, de 2011; consolidar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador; criar fundos de assistência ao trabalhador financiado pela classe empresarial e intensificar programas de prevenção de acidentes. Nas discussões sobre políticas de valorização do salário mínimo, os destaques são a recuperação dos benefícios de aposentados e pensionistas, a aprovação da Lei do Piso Nacional da Educação - para a equiparação dos salários dos professores nacionalmente - e a redução da carga tributária sobre o salário mínimo, de R$ 622. Sobre erradicação de trabalho escravo e infantil, os debates são sobre o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente - como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e os Centros de Referência de Assistência Social -; a intensificação dos canais de denúncia; a ampliação de escolas em tempo integral e a revisão do conceito de jornada exaustiva e condições exaustivas de trabalho. A discussão sobre a definição desses termos foi debatida durante a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional do Trabalho Escravo, aprovada pela Câmara em maio deste ano. A proposta segue para o Senado. Para a formalização, o destaque é a redução das exigências legais e da carga tributária para estimular a contratação formal. Para a proteção e seguridade social, a extinção do fator previdenciário. Estava prevista para agosto a negociação da aprovação do Projeto de Lei 3.299/2008, sobre o fim do fator, que tramita no Câmara. Edição: Rivadavia Severo