Uso do Óculos de Segurança.
A proteção dos olhos é um dos pontos importantes na prevenção de acidentes e a finalidades dos óculos de segurança é protegê-los contra partículas sólidas projetadas e / ou em suspensão.
No mercado há vários tipos de óculos e cabe ao serviço de segurança do trabalho testar junto aos funcionários aquele que mais se adéqua às suas necessidades.
O óculos de segurança deve ser confeccionado segundo as normas da ABNT e possuir o C A (certificado de aprovação).
Recomendações sobre o uso e conservação:
* O óculo deve ajustar-se perfeitamente ao rosto, sem deixar aberturas;
* A haste ou elástico deve manter os óculos firmes no rosto, porém sem incomodar ou machucar;
* Use durante todo o tempo que permanecer no trabalho para o qual for designado;
* Ao colocar ou retirar não segure os óculos apenas por uma haste, mas pelas duas ao mesmo tempo;
* Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio;
* Não deixe que as lentes tenham contato com qualquer superfície, coloque os óculos com as lentes sempre para cima;
* Não o guarde ou carregue-o nos bolsos traseiros das calças;
* Não o transporte junto de ferramentas;
* Não o abandone junto a fontes de calor;
* Não deixe em local onde possa receber respingos de óleo, graxa, ácidos, corrosivos, solventes ou qualquer substância que possa danificá-lo;
* Não use os óculos com defeitos (falta de proteção lateral, elástico ou haste danificada
* Em locais sujeitos a embaçamento das lentes, use o líquido antiembaçante.
DDS - Manuseio, transporte e armazenagem de produtos químicos
De acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a característica fundamental de um agente químico, pertencente a um determinado produto químico, está no tempo de exposição a que o empregado fica submetido ao agente químico e ao limite máximo ou tolerância em que este não produz qualquer dano à saúde do empregado.
Todo produto químico deverá trazer no lado externo de sua embalagem suas características físicas e químicas, bem como o cuidado com o seu manuseio, a maneira correta de transportá-lo e principalmente como deve ser armazenado e também o que fazer em caso de intoxicação com o produto .
Devemos diluir o produto nas quantidades recomendadas e usar os EPI’s recomendados.
DDS - Cuidado com poeiras explosivas
Poeiras podem explodir? Sim! Mas não são todas, para algumas, basta juntarmos certas condições para que a explosão ocorra.
Poeira de qualquer substância que possa ser mantida queimando quando você coloca fogo, explodirá sob as circunstâncias certas.
Duas coisas são necessárias para esta explosão:
* A poeira deve ser fina o suficiente;
* Deve ser misturada à quantidade certa de ar.
A poeira não explodirá quando estiver no chão ou em camadas sobre as coisas. Mas se você movimentá-la de alguma forma, formando uma nuvem no ar, você terá uma condição explosiva. Adicione uma centelha ou uma chama a esta condição e ela poderá explodir.
A poeira de madeira, por exemplo, não precisa ser tão fina quanto a poeira de carvão.
As partículas de poeira têm que estar próximas o bastante para que se obtenha a quantidade certa de oxigênio para queimar.
Os pós de metais podem ser explosivos se forem finos o bastante para passar através de uma tela de 500 mesh.
Estas poeiras são explosivas da mesma forma que a madeira e o carvão. Pós de magnésio, alumínio e bronze são muito explosivos.
Sempre que uma poeira explosiva é lançada no ar, a mistura certa com o ar provavelmente ocorrerá em algum ponto de nuvem formada - durante um segundo ou dois pelo menos. Nesses casos, você terá o necessário para a ocorrência de um incêndio ou explosão.
Se houver muita poeira a sua volta, você terá duas explosões: uma pequena, mas o suficiente para lançar mais poeira no ar. Aí acontece a explosão maior e mais perigosa.
A poeira em áreas abertas criará apenas uma grande labareda. Em espaços fechados, como numa mina de carvão, a poeira poderia produzir pressões que nenhum bloco de concreto suportaria.
Os edifícios novos, que alojam processos e apresentam este risco, assim como moinhos, elevadores de cereais e oficinas de usinagem de metais, são projetados com seções de paredes ou teto que se abrem e deixam a pressão sair, antes que atinjam um nível muito alto.
As explosões de poeira podem ser evitadas se os três princípios abaixo forem aplicados:
* Mantenha a poeira separada do ar o máximo possível;
* Não deixe a poeira se acumular, limpando-a sempre;
* Mantenha as fontes de ignição afastadas.