quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Você sabia que: com boa alimentação você previne Doenças e Acidentes de Trabalho

1) Coma comida fresca sempre que possível. Tente fazer pelo menos 10 escolhas diferentes por dia (de cores e sabores). Dessa maneira você estará experimentando uma boa variedade de nutrientes. Por exemplo: Leite + fruta + castanhas e aveia pela manhã Salada + arroz integral + feijão + peito de frango + vagem refogada no almoço Iogurte + fruta no lanche da tarde, Peixe + batata + brócolis no jantar Só aí já passamos de 10 variedades saudáveis num único dia!
2) Mastigue bem sua comida. A mastigação é o primeiro estágio da digestão. O alimento que não é bem mastigado demorará mais tempo para ser digerido. Muitos sintomas da má digestão podem ser aliviados se a comida for bem mastigada antes de engolida.

3 )Beba de 1 litro a 1,5 litro de água por dia. Pode ser na forma de suco natural, frutas ricas em água (como a melancia), chás de ervas ou frutas ou até água com uma rodela de limão para dar um gosto. Não exagere no café e chá preto, que são diuréticos e podem aumentar a excreção de sais minerais vitais. Bebidas alcoólicas também não fazem parte dessa lista.

4) Faça o seu diário alimentar. Experimente escrever um diário de cinco dias com tudo o que comer e beber, inclusive as quantidades ingeridas. Conte a variedade de alimentos que você come em um dia e veja se há alimentos que se tornaram habituais, ou seja, que sempre se repetem. Tente variar alimentos que se tornem muito habituais.

5) Evite comidas fritas ou queimadas, gordura vegetal hidrogenada e gordura animal em excesso. Comidas queimadas contém radicais livres que podem "machucar" células do nosso corpo. Para minimizar esses efeitos dos radicais livres tente ingerir antioxidantes achados no vinho tinto, vegetais e frutas.

6) Limite o consumo de açúcar refinado, comida processada com aditivos químicos e diminua a ingestão de álcool, café e chá preto.
7) Coma nozes, castanhas e sementes diariamente para assegurar a ingestão de ácidos graxos essenciais. Experimente castanha do Pará, amêndoas, semente de abóbora, gergelim e girassol. Coma peixes gordurosos (salmão, sardinha, arenque) pelo menos três vezes na semana e experimente óleos prensados a frio na salada.

8) Tenha certeza de estar ingerindo fibras (25 a 35g ao dia) no seu dia a dia e água suficiente para que seu movimento intestinal esteja ativo. Encontramos as fibras em frutas, vegetais, alimentos integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão )


Pense Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário