terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prefeitura entrega nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador...Mas ainda não é no Município do Rio, infelizmente!

O prefeito de São Luís, João Castelo, e a secretária adjunta de Ações da Saúde, Ieda Vanderlei, entregaram, ontem (31), a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) - Regional São Luís, no Canto da Fabril. O prédio foi estruturado para oferecer melhor atendimento ao trabalhador com instalações adequadas às atividades desenvolvidas pelo órgão.

É uma satisfação muito grande entregar à comunidade, em especial aos trabalhadores, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A Prefeitura de São Luís está melhorando muito a situação da Saúde na capital, mas ainda temos muito para fazer. O saldo é positivo e vamos vendo que, de fato, a qualidade de vida do nosso povo está melhorando', disse Castelo durante discurso. O Centro contempla 110 municípios, a cidade e a Zona Rural. Todos esses trabalhadores receberão apoio e orientação sobre sua saúde.

A nova unidade, climatizada, conta com três consultórios para atendimento multiprofissional, um auditório com capacidade para 80 pessoas, administração, coordenação e uma recepção, além de observatório de saúde do trabalhador, núcleo de pesquisa e atendimento CAD-SUS. Poderão utilizar estes serviços todos os trabalhadores empregados urbanos e rurais, desempregados, autônomos, aposentados e domésticos. O Cerest é referência para 110 municípios maranhenses.                   

A data da inauguração da nova sede coincide com o encerramento do projeto Trabalhadores Rurais, realizado pelo Centro em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram entregues 200 kits que vão beneficiar 500 famílias de trabalhadores rurais das localidades Arraial, Igaraú, Taim, Cabral Miranda, Laranjeira, Matinha, Cinturão Verde, Conceição e São Raimundo do Motor.

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, de servidores do Cerest, da deputada Gardênia Castelo, dos vereadores Vieira Lima, João Bastista (PPS) e Armando Costa (PSDC), além de auxiliares administrativos e populares.

Avanços – A diretora do Cerest, Alexssandra Simião, destacou os avanços do Centro durante discurso. 'A inauguração do Cerest na gestão do prefeito João Castelo significa um grande avanço para a saúde do trabalhador. Este Centro tem como missão fundamental valorizar e melhorar a qualidade de vida do homem da cidade e do campo. Estaremos trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) em prol do trabalhador rural. É um momento importante para todos nós', disse.

Ieda Vanderlei, que estava representando o secretário Gutemberg Araújo na solenidade, disse que o projeto teve início em 2009 com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores de nove comunidades rurais de São Luís. Os kits, doados pelo MPT, contêm carrinho de mão, colete salva-vidas, garrafas térmicas, EPI, perneira, bainha para facão, capa para facão, capa de chuva e protetor auricular.

Missão – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Cerest tem como missão atuar na área de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, formais e informais, de toda e qualquer classe, desenvolvendo ações para redução das doenças e agravos relacionados ao trabalho, procurando assim, tornar o meio ambiente de trabalho mais saudável.

O Cerest conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por dois médicos do trabalho, três enfermeiros do trabalho, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um técnico de segurança do trabalho, um pedagogo, três técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, além de uma equipe de apoio com três agentes administrativos, um motorista e dois serventes.


Quando será que vamos ter Centros de Referências que atendam a demanda do Município do Rio de Janeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário