segunda-feira, 28 de março de 2011

DDS - Diálogo Diário de Segurança


ALCOOLISMO


Denominamos alcoolismo o estado de vício, bem como os distúrbios clínicos resultantes do mesmo.
         
Quando uma pessoa ingere bebidas alcoólicas, passa a não ter a mesma lucidez mental, que uma que não consumiu álcool.
O álcool é uma droga que começa a interromper o processo normal de funcionamento do cérebro; logo após os primeiros tragos. O álcool não se comporta no organismo como os outros alimentos. Os alimentos são digeridos pouco-a-pouco no estômago, ao passo que o álcool não. Ele passa diretamente e bastante rápido do estômago para o sangue, e o mesmo se encarrega de transportá-lo a todo o corpo, principalmente ao cérebro.
A  Organização Mundial de Saúde enquadra o alcoolismo como doença.  Conforme estatísticas, o alcoolismo é a doença  que mais faz vítimas fatais no mundo.

Aproximadamente 10% dos alcoólatras desenvolvem cirrose hepática, que é uma doença, permanente do fígado, muito seria, que na maioria das vezes leva o indivíduo ao óbito.
O alcoolismo atinge as pessoas principalmente na faixa etária adulta, conseqüentemente na sua melhor fase de produção. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde o alcoólatra perde em média de 20 a 50% de sua capacidade de produção se comparado a um indivíduo que não bebe.
Os principais sintomas do alcoolismo são: náuseas matinais, vômitos, perda de resistência física, incapacidade para um bom desempenho no seu dia-a-dia, tanto no lar como no trabalho, perca de peso, dificuldade no relacionamento com a família e também com os colegas de trabalho.
         
Lembre-se: O alcoolismo é uma doença. E a melhor maneira de se tratar uma doença é procurando ajuda especializada.  Pense nisso.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário