Medidas simples de segurança podem ajudar no combate aos golpes
Apesar  das medidas de segurança adotadas
frequentemente pelo Ministério da Previdência Social para evitar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos beneficiários ainda acabam sendo lesados.
Somente em 2010, o INSS registrou 20.412 denúncias de golpes previdenciários. Para evitar problemas, os segurados devem ficar atentos e não fornecer nenhum tipo de documento a supostos despachantes ou intermediários.
Além disso, não faz parte dos procedimentos do INSS a solicitação de dados via e-mail ou telefone. Recomenda-se ainda que os beneficiário também não revele seu número de CPF ou senha de banco para terceiros, mantendo as informações confidenciais.
 frequentemente pelo Ministério da Previdência Social para evitar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos beneficiários ainda acabam sendo lesados.
Somente em 2010, o INSS registrou 20.412 denúncias de golpes previdenciários. Para evitar problemas, os segurados devem ficar atentos e não fornecer nenhum tipo de documento a supostos despachantes ou intermediários.
Além disso, não faz parte dos procedimentos do INSS a solicitação de dados via e-mail ou telefone. Recomenda-se ainda que os beneficiário também não revele seu número de CPF ou senha de banco para terceiros, mantendo as informações confidenciais.
Segurança
 Para  reforçar as medidas de segurança já existentes, o segurado também deverá, a  partir desse ano, realizar prova de vida e alteração de senha, procedimento que  substitui o censo, realizado até então a cada cinco anos.
 A  identificação deverá ser feita através da identificação pelo funcionário do  banco ou, então, por sistema biométrico. O beneficiário deverá atualizar o  endereço no próprio INSS ou no banco pelo qual recebe seu  benefício.
 Segundo  Mauro Luciano Hauschild, presidente do INSS, o novo procedimento é indispensável  para a garantia da segurança.
 “É  importante que o INSS tenha uma base de dados atualizada para garantir que as  pessoas para as quais a Previdência Social está pagando os benefícios estejam  vivas”, explica.
 Denúncia
 Caso um  segurado ache que foi vítima de golpe ou fraude, ele pode recorrer ao Disque  Denúncia no telefone 0800 7070 477, que funciona de segunda a sábado, das 7h às  19h.
 Dependendo da gravidade do problema, a denúncia pode ser  encaminhada imediatamente para as Forças-Tarefas, que já atuam na investigação  de fraudes contra a Previdência Social.
 Espera-se, entretanto, que o número de denúncias caia a  partir de 2011 com o novo procedimento anual de prova de vida entre os  beneficiários.
 “Existem situações em que, se não fizermos essa  atualização periódica, é possível que estejamos pagando benefícios a pessoas que  não estejam mais vivas e alguém esteja recebendo indevidamente esse benefício”,  garantiu Hauschild.
 

 
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