terça-feira, 27 de setembro de 2011

Laudo aponta falhasem elevador que caiu e matou nove na BA



Data: 23/09/2011 / Fonte: R7

Salvador/BA - A Coordenação de Engenharia Legal do Departamento de Polícia Técnica divulgou, nesta sexta-feira (23), o laudo técnico sobre a queda do elevador que resultou na morte de nove operários que trabalhavam na avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador (BA), em agosto. Segundo o laudo, houve falha na manutenção e inspeção do equipamento, além de falha técnica.

A delegada Jussara Souza afirmou que algumas peças do elevador estavam com problema, inclusive o freio, que não funcionou e acabou provocando o acidente. Além disso, foi constatado que muitas peças do elevador não eram originais e contribuíram para o problema. Manoel Serra, engenheiro responsável pela obra, responderá na Justiça por homicídio culposo, sem intenção de matar.

O acidente aconteceu por volta das 7h30 do dia 9 de agosto. As vítimas trabalhavam no Edifício Comercial 2, anexo ao Empresarial Thomé de Souza, quando o elevador despencou do 20°andar (uma altura de cerca de 80 m), matando os nove operários. O aparelho, conhecido como "balança", era usado para transportar materiais de construção e trabalhadores, e tinha capacidade para oito pessoas.

Técnicos da Sucom (Secretaria de Controle e Ordenamento do Uso do Solo) realizaram uma vistoria na obra, que teve início há nove meses e também disseram que ela estava regularizada. Duas hipóteses haviam sido levantadas para causar o acidente: excesso de peso ou rompimento do cabo do elevador, causado por suposta falta de manutenção do aparelho.

Medidas
No último dia 9, um mês após a morte de nove operários, o Ministério do Trabalho e Emprego decidiu proibir o uso de elevadores com cabo nas obras. A determinação foi uma resposta às cobranças dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário