terça-feira, 14 de junho de 2011

Acidente com jovem antecipa início de campanha sobre risco de soltar pipa


Campanha vai capacitar monitores para darem palestras em colégios.

Rapaz teve 44% do corpo queimados e seu estado é considerado grave.





Do Bom Dia Rio



Um acidente com um menino que corria atrás de uma pipa em uma subestação de energia em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, antecipou para esta segunda-feira (14) o início da campanha "Férias sem Risco".



A campanha da concessionária de energia Ampla busca conscientizar os moradores sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica.



O adolescente de 15 anos teve queimaduras graves ao levar um choque dentro da subestação de energia. As câmeras de segurança da concessionária registraram o momento em que o rapaz pula o portão e entra no local proibido. O acidente ocorreu na tarde de domingo (12). Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, e teve 44% do corpo queimados. O estado dele é considerado grave.



Segundo o diretor de relações institucionais da Ampla, André Moragas, a campanha tem dois objetivos. Um é a conscientização em colégios onde a Ampla tem concessão, em dez municípios com maior número de acidentes. "Nós vamos capacitar monitores, que vão dar palestras nesses colégios desses dez municípios, levando esses panfletos que trazem dicas de segurança para que a criança entenda o perigo de soltar pipa na rede elétrica", explica.



André Moragas explica que a segunda etapa é a informação na casa do cliente. "Nós vamos utilizar nossas contas de energia para colocar informações, dicas úteis de segurança, para que o cliente tenha essa dica para seu filho, para sua família, para que não corra esse perigo de tocar indevidamente na rede elétrica", acrescentou.



A campanha pede que as ciranças evitem soltar pipas perto das redes elétricas e que não utilizem cerol, que pode até romper os cabos de energia. Os cinco munícipios com maior indíce de acidentes envolvendo pipas em rede elétrica são: Niterói, São Gonçalo, Magé, Petrópolis e Angra dos Reis. Esse perigo aumenta no período de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário