domingo, 19 de junho de 2011

SAÚDE REFORÇA AÇÕES CONTRA ACIDENTES DE TRABALHO



Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou cooperação com o Tribunal Superior do Trabalho. Medida reúne esforços para fortalecer a política nacional, anunciada em abril pela Presidência

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quarta-feira (15) termo de cooperação técnica para fortalecer as ações de prevenção a acidentes de trabalho, cujas notificações vêm aumentando no país. A medida envolve os ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, além da Advocacia Geral da União e do próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Ministério da Saúde, o número de atendimentos por acidentes de trabalho e/ou agravos relacionados ao trabalho foi de 81.113 em 2010. Em 2007, haviam sido 41.231. Ou seja, quase dobrou.

“Esta é uma ação para aproximar o Executivo e o Judiciário para a troca de experiências e ações comuns e campanhas públicas. Temos a idéia de que haja este comitê, que reúne Executivo e Judiciário em plano nacional, mas que tenhamos uma expressão deste comitê lá nos estados.

Algo que envolva as secretarias estaduais, secretarias municipais, gestores municipais, os Centros de Referência de Saúde do Trabalhador, para adequar, reforçar as ações dos entes públicos, chegar cada vez mais perto do espaço de trabalho, dos problemas específicos de cada região”, ressaltou o ministro Padilha.

A assinatura ocorreu no Tribunal Superior do Trabalho, com a presença do presidente do TST, João Oreste Dalazen, e a vice, Cristina Peduzzi .

Fonte: Enfermagem Atualizada


Nenhum comentário:

Postar um comentário