quinta-feira, 28 de julho de 2011

BRASIL É DESTAQUE NO MUNDO POR MORTES EM ACIDENTES DE TRABALHO


APRESENTADORA KATIUSCIA NERI: Um dado que preocupa: o Brasil ocupa a quarta posição em relação ao número de mortes causadas por acidentes de trabalho. Apesar da alta mortalidade, há 39 o país foi o primeiro a tornar obrigatória a segurança e também a medicina do trabalhador.



Hoje, no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma das prioridades é conscientizar o trabalhador sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.


REPÓRTER MICHELLE CHIAPPA: O Brasil está entre os países com maior número de mortes por acidentes de trabalho. Em 2009, foram registrados 2.503 óbitos, quase sete mortes por dia. O país fica atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Rússia. Os números aumentam cada vez mais. Dados do Ministério da Saúde revelam que os atendimentos por causa de acidentes de trabalho ou relacionados a eles saltaram de pouco mais de 72 mil casos, em 2009, para mais de 81 mil, em 2010.



É no setor da construção civil que acontecem mais acidentes de trabalho, segundo a Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho.As principais ocorrências são quedas, soterramentos e choques elétricos.


Para evitar acidentes, não só na construção civil, há pouco mais de um mês, o Ministério da Saúde assinou um protocolo com o Tribunal Superior do Trabalho, para reforçar as políticas públicas em relação à segurança e saúde no trabalho em todo país.



Mas, de acordo com esse engenheiro civil, apesar das ações que conscientizam os trabalhadores para o uso de equipamentos de proteção individual, alguns resistem em seguir as normas de segurança. Além disso, outro fator que contribui para o índice de acidentes em obras é a contratação de pessoal não qualificado.



ENGENHEIRO CIVIL/CÁSSIO HENRIQUE: Não está havendo uma formação de profissionais. Com isso, estão se colocando pedreiros, serventes e outros funcionários na função que se cabe à carpintaria e à armação, acontecendo vários tipos de acidentes.



REPÓRTER MICHELLE CHIAPPA: De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho, o país precisa investir na fiscalização das diversas áreas, para prevenir os acidentes.



PRES. FENATEST/MILTON PEREIRA DE OLIVEIRA: A grande maioria das denúncias feitas é mais por parte dos trabalhadores e dos empregados representantes dessa categoria.



Hoje, em dia, o número de fiscais do Ministério do Trabalho para fiscalizar as empresas, as atividades, realmente, é muito pequeno. O Ministério do Trabalho teria que abrir concurso para preencher essas vagas que estão sendo necessárias para a segurança do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário