sábado, 11 de agosto de 2012

Seminário debaterá trabalho digno e seguro em Mato Grosso



O ‘Perfil do Trabalho Decente no Brasil’, lançado recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que em Mato Grosso morrem 03 vezes mais trabalhadores vítimas de acidentes do que a média nacional. Por ano, o Estado registra 20 mortes por 100 mil habitantes e a construção civil, seguida por frigoríficos e madeireiras, são os setores recordistas de acidentes e óbitos. Reverter esse quadro e d iscutir soluções para reduzir estes números negativos é o objetivo do XIII Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho que será realizado em Cuiabá, de 15 a 17 de agosto. 

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em parceria com órgãos públicos, empresas e sindicatos, o Seminário contará com a participação de empregadores, trabalhadores, autoridades do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) e profissionais da área. Serão oferecidas palestras, cursos e minicursos que irão abordar o fortalecimento da Política Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, doenças ocupacionais, avaliações de risco, ações regressivas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros temas. 

Um assunto importante que permeará os debates será a segurança dos trabalhadores que atuam nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá. De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de São Paulo (Sintesp), Armando Henrique, que é um dos palestrantes do Seminário, a implementação da Política Nacional de Prevenção, formulada por uma comissão tripartite com membros governo, dos empresários e dos trabalhadores, foi um importante passo que definiu condições de trabalho dignas e seguras para o Brasil, principalmente em período de obras para a Copa.

“A construção dos grandes estádios que representarão o país nesse evento esportivo não pode ocorrer baseada na falta de respeito com a segurança dos trabalhadores”, reforçou Henrique. Segundo ele, nessa busca constante pela redução dos acidentes de trabalho, já estão estabelecidas um conjunto de tarefas de caráter permanente que norteiam como prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, todos os Estados já são orientados a fazer campanhas educacionais de conscientização.

O XIII Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho será realizado na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O evento contará também com a apresentação de novas tecnologias em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), degustação do Programa Cozinha Brasil, demonstrações de produtos e serviços tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), apresentação das ações desenvolvidas pelo Sesi-MT para o setor industrial, além da exposição de outros parceiros. 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – Durante o Seminário, a área de Educação do Sesi-MT apresentará uma metodologia tecnológica inovadora de aprendizagem: o jogo ‘Construir com Segurança’. O game foi desenvolvido para atuar como uma ferramenta de diversão computadorizada e é composto por fases, onde o trabalhador joga em busca de chegar ao final das etapas acumulando pontos sem ter se acidentado e conhecendo todas as normas de segurança de uma obra. O intuito é transformar o jogo em uma maneira simples, interessante e didática de aprendizagem sobre saúde e segurança no trabalho, que pode ser acessado por crianças, adolescentes e adultos. 

INSCRIÇÕES – As inscrições para o XIII Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho devem ser feitas com antecedência no site do Sesi-MT pelo link: http://migre.me/ad17S 

Para participar das palestras e minicursos a entrada é solidária, com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Para participar dos cursos a taxa de inscrição é de R$ 80 para sindicalizados no Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho (Sintesmt), estudantes e trabalhadores da indústria e de R$ 100 para não-sindicalizados. 

Para mais informações sobre o XIII Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho de Mato Grosso acesse: www.sesimt.org.br ou ligue (65) 3611 1593.

Nenhum comentário:

Postar um comentário