quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Curso busca desenvolvimento de projetos comunitários





Foto: Jeová Vieira
Trecho da Av. Fraternidade que sofre com lama em dias de chuvas e falta d'água


Curso busca desenvolvimento

ENSP, publicada em 02/02/2012


A Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), a Diretoria de Administração (Dirad) da Fundação Oswaldo Cruz e a Cooperação Social da Presidência promovem o curso livre Formação em Gestão de Projetos e Organizações Sociocomunitários, cujo objetivo é capacitar agentes sociais na elaboração e gestão de projetos sociocomunitários.


Esse curso se insere na política da ENSP de fortalecimento, capacitação, empoderamento e conscientização de atores locais para participação e controle social na garantia dos direitos, especialmente no que se refere ao Sistema Único de Saúde. As inscrições estão abertas até o dia 9 de março; as vagas, contudo, são limitadas.

O curso tem uma carga horária total de 120 horas, distribuídas em aulas que acontecerão em 16 semanas, todas as terças e quintas-feiras, de 9 às 13 horas. A aula inaugural está prevista para o dia 20 de março, às 9h, no Auditório do Pavilhão Carlos Augusto da Silva. O curso é uma junção da Oficina de Elaboração de Projetos Comunitários e do Curso Gestão de Projetos Sociocomunitários, que vem sendo desenvolvido desde 2009.

Segundo a coordenadora da Assessoria de Cooperação Social da Escola, Mayalu Matos, a aprendizagem dessas lideranças no desenvolvimento de projetos comunitários que atendam suas necessidades e potencialidades é de suma importância na busca de solução para problemas sociais existentes.

A ENSP, grande parceira das comunidades que compõem o Complexo de Manguinhos nesses projetos sociais, atua há anos na área oferecendo formação e suporte a essas iniciativas. Alguns exemplos recentes que podem ser destacados são o Curso de Formação para VJs, que ofereceu introdução à técnica de criação audiovisual em tempo real para jovens da comunidade; o projeto Participação Cidadã, que busca promover o acesso interativo à internet como forma de promoção da participação da comunidade na gestão da saúde; o Projeto Formação em Direitos Humanos, Gestão Social e Protagonismo de Gênero em Manguinhos; o curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença; entre outros.

Além disso, a ENSP também participa de iniciativas como os Conselhos Gestores Intersetoriais do Teias-Escola Manguinhos e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), voltados para a gestão participativa do SUS e o fortalecimento do protagonismo dos atores sociais e usuários desses sistemas na busca por uma gestão democrática; a Rede Manguinhos Sustentável, que busca viabilizar soluções sustentáveis para o Complexo de Manguinhos - um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano do município do Rio de Janeiro, num esforço coletivo envolvendo diferentes segmentos da sociedade - público, privado e local; do Fórum Social de Manguinhos e muitos outros.

As inscrições para o curso livre Formação em Gestão de Projetos e Organizações Sociocomunitários estão abertas até 9 de março e devem ser feitas por e-mail, no endereçovanessasoares@fiocruz.br, ou pelo telefone (21) 3836-2711.

O Auditório do Pavilhão Carlos Augusto da Silva, do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz) está localizado ao lado da Asfoc, no Campus Manguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário