quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mude o estilo de vida


Não espere ficar doente para colocar uma atividade física na sua rotina. Comece já


Graças às novas tecnologias, ficamos acessíveis sete dias por semana. Já não basta responder a um e-mail no mesmo dia, é preciso responder instantaneamente pelo smartphone. O processo de tomada de decisão também ficou mais rápido.

"É necessário decidir com agilidade e precisão. O problema é que o senso de urgência não é compatível com a necessidade de planejamento", diz José Valério Macucci, consultor de carreira de São Paulo e ex-executivo do mercado financeiro. "Precisamos de um novo modelo de gestão.

Enquanto ele não é criado, os profissionais vivem um processo de esgotamento", afirma. A saída é não se tornar refém do modelo vigente. Busque um estilo de vida que respeite sua agenda pessoal e evite a automedicação para remediar o estresse e a ansieade — hábito comum entre os executivos.

Para o psiquiatra Rubens Pitliuk, do Hospital Albert Einstein, não há um excesso no consumo de medicamentos para aliviar a pressão. "O que temos é um excesso de estresse", diz. Segundo o médico, o uso de remédios é bem-vindo e pode evitar outras doenças decorrentes da ansiedade. "É melhor o indivíduo recorrer a um remédio do que desenvolver uma gastrite ou ter um infarto."

Porém, alguns especialistas alertam que o uso de drogas prescritas é apenas um paliativo. "Se não houver mudanças no estilo de vida, o problema vai continuar ali", diz Alberto Ogata, da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

Para ele, se a origem do estresse não for tratada, abre-se espaço para outros problemas de saúde. "O que está por trás da insônia e da ansiedade não é uma mera agitação, mas a pressão mal administrada", diz Ogata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário