segunda-feira, 21 de maio de 2012

Câncer pode ter relação com profissões Estimativa relaciona mais de 20 mil casos de câncer ligados às profissões dos pacientes

                                                                     Do Metro RJ vivabem@band.com.br
Publicação do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que pelo menos 19 tipos de câncer podem estar relacionados ao trabalho. Profissionais de áreas como beleza, aviação, química e farmácia estão mais propensos a desenvolver a doença. 

Segundo a epidemiologista do Inca, Ubirani Otero, o estudo ‘Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho’ atende a uma demanda do Ministério da Saúde (MS) e é pioneiro. 


“Esta é a primeira vez que o Brasil lança uma publicação com abordagem ampla do câncer decorrente da exposição a agentes cancerígenos nos ambientes e processos de trabalho”. 

De acordo com a especialista, o objetivo é que “esse documento sirva de subsídio para os mais de 180 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador existentes”. O levantamento cita quais são as substâncias mais associadas ao desenvolvimento de tumores malignos. 

Os principais grupos de agentes cancerígenos incluem metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos e até poeiras, como as de madeira e couro. A epidemiologista diz que saber a profissão do paciente pode ajudar na descoberta do motivo pelo qual ele teve a doença. 

Para Ubirani Otero, a prevenção do câncer relacionado ao trabalho poderia ser alcançada através do estabelecimento de prioridades, como restringir ou eliminar a exposição dos trabalhadores às substâncias, além da “adoção dos princípios da precaução como estratégia e da ação de vigilância”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário