segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rio Claro registrou 16 mortes de acidente no trabalho

 

Antonio Archangelo


Os números preocupam. A cada dia, pelo menos um (1,2) trabalhador morre no estado, de acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Em RC, para o Cerest - Centro de Referência a Saúde do Trabalhador, foram 10 mortes registradas em 2011 e três neste ano. Na região atendida pelo centro, cinco cidades registraram mortes de trabalhadores, num total de 16 óbitos.


Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, José Calixto Ramos, que esteve no município nessa semana, o maior número de acidentes na indústria está no setor do extrativismo. “Apesar dos números do setor de construção civil, o setor de extração registra maior número de mortes proporcionalmente a outras atividades”, cita Calixto. Para o ex-ministro, os números assustam e, por esse motivo, é “fundamental a realização de uma campanha permanente de prevenção de acidentes”, afirmou. Segundo ele, é necessária a mudança de pensamento de muitos empresários que acreditam não ser rentável a proteção e prevenção dos trabalhadores. “Para a CNTI, o custo com materiais para a proteção do trabalhador é um investimento”, comentou.


Segundo a secretaria, em 2011, foram notificados 55.400 acidentes de trabalho, sendo que 464, ou 0,83%, foram fatais. Ainda de acordo com o levantamento, de todas as mortes no estado causadas por acidentes de trabalho desde 2006, 1.274 ocorreram entre pessoas com idades de 20 a 49 anos. Desses indivíduos, a maioria - 1.649, ou 94% - era de homens.


No interior do estado de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) abre, em média, um inquérito por dia para investigar acidentes de trabalho. Segundo levantamento feito pela Procuradoria da 15ª Região, que abrange 599 cidades do interior paulista, houve aumento no número de processos em relação aos últimos anos. Em 2011, foram instaurados 205 inquéritos para investigar casos de acidente de trabalho, contra 203 em 2010.



Câncer


Segundo o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que aproximadamente 20.000 brasileiros serão diagnosticados neste ano com algum tipo de câncer relacionado ao trabalho. De acordo com a publicação, ao menos 19 tipos de câncer estão relacionados à ocupação profissional do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário