quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conheça as fontes de informação sobre produtos químicos na internet

                                                     


Anualmente, milhares de substâncias químicas diferentes são processadas, transportadas, estocadas e utilizadas mundialmente, o que torna uma tarefa difícil manter-se informado sobre os riscos oferecidos por elas. 
A manipulação do grande número das substâncias químicas existentes tem levado a um aumento considerável dos acidentes, os quais, devido aos riscos oferecidos pelas substâncias (corrosividade, toxicidade e inflamabilidade, entre outros), podem apresentar potencial para causar severos danos ao homem e ao meio ambiente. 

Assim sendo, é necessário que as equipes que realizam os atendimentos às emergências químicas estejam devidamente treinadas, capacitadas e informadas sobre a natureza dos riscos oferecidos. Reconhecer o tipo e o grau de perigo presente é, normalmente, uma das primeiras ações do atendimento. Nesta etapa, os esforços devem ser concentrados na correta identificação do produto envolvido de modo a permitir que medidas de proteção e controle, compatíveis com o perigo oferecido e o cenário acidental, possam ser implementadas. 

Uma vez que os perigos oferecidos por uma substância química advêm de suas propriedades físicas, químicas e toxicológicas, de sua reatividade química com outras substâncias ou materiais, ou ainda com o ambiente ao qual ela é exposta, é de fundamental importância que, após a sua identificação, as equipes de atendimento tenham acesso a estas informações. 

No entanto, há um grande número de dados a serem obtidos para que o atendimento seja adequado, sendo necessária consulta a muitas fontes de informação. Tais fontes devem ser de fácil e rápido acesso, além de fornecerem dados confiáveis, razão pela qual devem ser previamente conhecidas. As principais fontes de informação sobre produtos químicos incluem instituições, livros e internet. Neste artigo, abordaremos as fontes de informação sobre produtos químicos na internet. Nos próximos, abordaremos as instituições e a literatura técnica disponível. 

Confira o artigo completo na edição de abril da Revista Emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário