terça-feira, 8 de maio de 2012

Destacada importância do Centro de Segurança e Saúde no trabalho





Caxito – A importância do centro de segurança e saúde no trabalho foi destacado hoje, terça-feira, na cidade de Caxito, província do Bengo, numa palestra promovida pela Direcção Provincial da Administração Pública Emprego e Segurança Social sob o lema “ promover a segurança e a saúde de uma economia verde”.
O director-geral adjunto para segurança e higiene no trabalho, Luís Cristiano, que dissertava o tema sobre a “importância do centro de segurança e saúde no trabalho”, disse que o centro, no contexto laboral, consiste na identificação dos factores de riscos que ponham em causa a integridade física e a saúde do trabalhador e património.
Luís Cristiano disse que a existência do centro visa ainda uma actuação abrangente, no âmbito de prevenção de acidentes e doenças profissionais, apontando que a prevenção em todos domínios é a chave para o sucesso.
Explicou que a avaliação de riscos ajuda os empregadores a compreenderem melhor as medidas, que visam melhorar a segurança e saúde no local de trabalho, resultando benefícios para que as empresas estejam seguros, saudáveis e ajuda o absentismo.
Sublinhou que os custos com seguros aumenta a motivação dos trabalhadores, produtividade e ajuda a reduzir os encargos para os sistemas nacionais de saúde, mas tendo em conta os deveres dos trabalhadores.
Reconheceu que em Angola muitos trabalhadores sofrem acidentes de trabalho que os forçam a permanecer em casa, menos de três dias, representando um custo elevado para a economia.
A palestra foi realizada no quadro da semana nacional de segurança e saúde no trabalho, que decorreu de 23 a 28 de Abril e contou com a participação de trabalhadores das empresas públicas, privadas e estudantes.

http://www.portalangop.co.ao

Nenhum comentário:

Postar um comentário